Neste período de reclusão, nosso site vai favorecer os encontros virtuais.

O que é a Rede de Saberes Granja Viana

O que é

A Rede de Saberes é um modelo não monetário de intercâmbio de saberes e conhecimentos que visa facilitar a sua circulação na sociedade. Este modelo está baseado na ideia de uma rede aberta de reciprocidade, igualdade nos valores do conhecimento e gratuidade na transmissão destes.

Este modelo está em sintonia com a ideia do Transition Granja Viana de ajudar grupos a organizar projetos que levem nossas comunidades a construir cidades melhores e mais integradas. O sistema de funcionamento, em linha com uma desmonetização da sociedade, facilita a integração entre classes sociais, faixas etárias e de gênero além de proporcionar a formação de redes de proximidade.

Como funciona

Reuniões quinzenais ou mensais colocam em evidência os saberes que podem ser intercambiados. As trocas são organizadas pelos integrantes de cada grupo com a facilitação do organizador. A função do facilitador é ajudar que os integrantes das trocas estejam claros quanto ao que vai ser intercambiado, com quem, quando, onde e quantas vezes. Também, verificar se ficou claro que os custos envolvidos nas trocas (se houver) sejam esclarecidos e combinados antes.

O conhecimento, de modo geral, é compartilhado gratuitamente. No entanto, dependendo da natureza do saber intercambiado, se houver custos, quem aprende arca com eles. Por exemplo, numa troca sobre pintura de aquarela, o aprendiz providenciará o material necessário.‍

Quando e onde

No momento, nossos encontros serão virtuais. Usaremos plataformas como Whatsapp, Zoom ou Skype, dependendo do número de participantes.

E depois? O que acontece?

Formaremos os grupos que vão intercambiar os saberes. As trocas vão acontecendo e vamos aprendendo...